Pular para o conteúdo principal

Como controlar os pensamentos? 4 Dicas práticas!

Como controlar os pensamentos? 



A vida cristã é como uma escalada a uma grande montanha. Começamos até bem na caminhada, nos esforçamos para subir, suportamos cada desafio porque estamos desejosos em atingir o topo.

No entanto, vem chegando as dificuldades, as situações adversas, os problemas e aquela garra que tínhamos no início já não é a mesma com o passar do tempo. Nós ficamos cansados, esgotados, frustrados e pensamos até mesmo em desistir. 

Isso já aconteceu com você? Principalmente, quando atingimos muito tempo de conversão, precisamos constantemente recarregar as baterias de nossa vida espiritual.

Uma das maiores batalhas que enfrentamos hoje em dia está centrada em como controlar os pensamentos, como ter o domínio da mente. 

Também não podemos deixar de lado a importância em saber como ativar o subconsciente, pois nesse lugar é que está todo o acionamento de nossas ações, sensações. 

Por isso, precisamos nos silenciar praticando o autoconhecimento. Assim, saberemos agir acima do subconsciente. Não podemos ser condicionados pelo subconsciente, e sim pela nossa sã consciência...srsrrsr


"O maior impedimento para a chegada com sucesso até o topo da montanha é a sua mente

Não é o cansaço do corpo, não é a falta de disposição, nem tampouco a sua preguiça, é a escolha de pensar o que quer ou não quer para chegar até lá. A mente é que controla tudo em nossa vida. Se não estamos sabendo como controlar a mente, nada poderemos obter. 

A palavra de Deus diz em Provérbios 27:19: 


“Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós”. 

Se eu penso que vou chegar onde quero, então, a probabilidade de alcançar é muito, mas muito grande mesmo. Se não alcancei, compreendo que não era para mim, que Deus tem algo muito melhor! Deixo pra lá...kkk

Então, vamos lá fazer uma varredura em nossas mentes? Fazer aquela limpeza profunda da sujeira?

Houve um tempo em minha vida que eu não tinha mais o domínio de minha mente. Pensava em besteira, em momentos do passado e não conseguia controlar. Já estava me prejudicando sobremaneira e me mantendo presa dia após dia. 


"Em geral as pessoas que se perdem em pensamentos
é porque não conhecem muito bem esse território"
- Millôr Fernandes

Eu pensava que nunca iria conseguir me livrar deles, que nunca mais teria controle novamente, mas Deus é fiel! E hoje vou transmitir um pouco do que fiz para ter o total domínio do que penso. 


Como controlar os pensamentos? 4 dicas práticas!

1 – Ore a Deus sinceramente a respeito desse problema e que deseja se livrar

Primeiramente converse com Deus sobre isso. Em um momento de oração, peça a sua ajuda para se livrar dos maus pensamentos ou daqueles momentos tristes que lhe causaram e causam dor, aflição. Às vezes, não cremos numa simples oração. Mas ela tem grande efeito sim. 

2 – Decida ter o domínio de sua mente pela fé

Isso é importantíssimo. Tudo começa na decisão. E decisão pela fé! Não importa se no momento você está sem nenhum controle, o mais importante é exercer a fé. 


"A nossa dignidade consiste no pensamento. Procuremos pois pensar bem. Nisso reside o princípio da moral"
- Blaise Pascal


A fé não se baseia em ver os resultados (Hebreus 12:1). Pode ocorrer de você ter que lutar ainda por meses, embora não veja qualquer mudança. Esteja trabalhando em controlar a mente todos os dias. É de momento a momento que a gente vence.

3 – Medite e decore 3 versículos por dia

Isso vai lhe ajudar a limpar sua mente, fazer aquela lavagem da sujeira. Faça um propósito de apenas 1 mês ficar decorando 3 versículos por dia com assuntos voltados a:


  • Pensamentos pecaminosos, mente, limpeza, coração, pureza, imoralidade sexual, pecado. 
Você pode escolher também versículos específicos de acordo com problema que esteja enfrentando de como controlar os pensamentos. Pode ser que seja a respeito de paixões carnais, mentiras, falta de perdão etc.

Passei a decorar 15 versículos por semana. Foi o que realmente limpou a minha mente, pois a palavra de Deus é poderosa, eficaz, viva e transformadora (Hebreus 4:12). 

4 – Quando vir os pensamentos, não desanime, é normal no início

Como ainda está no processo de limpeza da sua mente, então, é normal vir os mesmos pensamentos todos os dias ou várias vezes ao dia. Isso não acontece da noite para o dia, você enfrentará batalhas e terá que lutar contra elas. 

Não desista, volte a decisão que você tomou, pense nela o dia inteiro. Mas pense diferente, veja como um ato de fé, não importa os seus sentimentos, não importa o que pensa. Não desista!

Você verá que depois de tudo isso, ficará cada vez mais forte contra esses maus pensamentos. Se funcionou comigo, com certeza, com você também funcionará.

- Adriana Santos

"Toda honra e glória a Jesus"


Comentários

Unknown disse…
Obrigada pela visita e coment Adriano Alves!!!
É isso aí...vamos praticar! srsrr
bjos e volte sempre!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre O Passado...

              Todos nós temos um passado que nos faz lembrar de situações ou algo não muito agradável.  Se pudéssemos ter uma nova chance a cada atitude que tivemos, certamente, cada um aqui estaria disposto em ter feito algo diferente ou ter agido de forma mais amorosa. Sempre nos arrependemos de ter agido sem pensar em meio a emoções à flor da pele. Deus nos ensina que o passado serve apenas para tirarmos lições a fim de não cometermos os mesmos erros. Devemos extrair ensinamentos que nos faça mudar algo que não foi bom e que prejudicou alguém.  Jesus em um momento da bíblia diz à mulher adúltera após muitos a terem acusado de seu pecado (passado): "Vá e não peques mais" (João 8:11). Sendo assim, Ele não nos condena, mas adverte que devemos seguir a vida, abandonar o erro e não pecar mais.  Também não devemos centralizar a nossa mente em algo que foi maravilhoso, mas que já passou e que restaram apenas bons momentos. Que fique somente as eternas lemb

Dê A Cada Um O Teu Ouvido

Desde tenra idade nunca fui de falar muito entre minhas colegas da escola e isso foi sendo vivenciado durante toda a minha trajetória de vida, inclusive, a atual! Às vezes, essa atitude me deixava desconfortável, pois ao meu redor era cercada por meninas que falavam pelos cotovelos e se expressavam de forma extrovertida. Eu, como sempre, no meu canto quieta e calada. Então, passava a maior parte do meu tempo - observando as pessoas! Seus modos, falares, gestos e tinha uma vontade enorme de copiá-las! Isso, de certa forma, me incomodava ao extremo. "Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas jamais ouve" - Ernest Hemingway Hoje, aos 32 anos, vejo que foi a melhor atitude que tive, embora naquela época não pensasse da mesma forma que agora. Tenho em mim algo de muito valor - o ouvido bem disposto a ouvir! Apesar de dias atrás eu querer sempre me meter nos questionamentos, discussões sobre assuntos polêmicos, qu

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos Na vida de cada pessoa os momentos em que se está junto, reunindo seja na escola, em locais abertos, nas salas, em programações especiais é importantíssimo fazer com que essas horinhas sejam agradáveis e super divertidas. Por isso, as brincadeiras divertidas em grupo se tornam essenciais para essas ocasiões. Rir e se divertir alivia as tensões e traz à memória nossa época de criancice e as coisas até fluem melhor. Tenha em mãos 10 tipos de brincadeiras para grupos grandes e pequenos que você pode fazer. Haverá muita diversão, risos, conhecimento de cada um e uma aproximação maior para surgirem novas amizades. CASO VOCÊ ESTEJA SEM IDEIAS PARA DAR AULA INFANTIL EM SEU GRUPO ESCREVI UM E-BOOK COM 6 LIÇÕES BÍBLICAS PARA VOCÊ! ENVIE O E-MAIL PARA DRIKA.CLUBINHO@GMAIL.COM E SOLICITE O SEU POR TEMPO LIMITADO!  APENAS R$ 10,00 E GANHE OUTRAS 10 NOVAS BRINCADEIRAS EM GRUPOS! 10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

O Rotular De Pessoas...

Temos o mau hábito de rotular as pessoas ao nosso redor. Às vezes, é pela roupa, aparência, diplomas, status, beleza, feiura, miserabilidade, alto índice de inteligência, etc e tal! Pra piorar a situação do indivíduo, ele se apresenta a nós totalmente avesso do que é realmente e verdadeiramente, pois como uma mulher coerente e sensata, conheço o tal até onde me permite conhecer, sem me iludir com o "rótulo".  Muitas vezes, um ser rico, possuidor de muitos bens materiais não quer demonstrar tamanha riqueza financeira e por isso, esconde-se ou não permite que o outro o conheça totalmente. Sendo assim, é de direito dele. Óbvio! A verdade é que o conhecer do outro ocorre conforme o que ele nos apresenta e revela. Há muitas coisas que escondemos do outro e por isso, devemos evitar tais rótulos nas embalagens!  Integridade é o que sou comigo; honestidade é o que sou com o outro! Se o que o outro apresenta a nós é verdadeiro ou não, o problema é do caráter d