Pular para o conteúdo principal

Sofrer Por Antecipação - Ansiedade, O Mal Do Século!

Ansiedade, O Mal Do Século!

Segundo o Instituto de Psiquiatria do HC (USP) cerca de 24 milhões de brasileiros apresentam ansiedade patológica!


Na vida cotidiana passamos por muitas situações as quais nos fazem sofrer por antecipação. Na verdade, nós mesmos deixamos que tais pensares tirem conclusões precipitadas ao que, de fato, ocorre na realidade.

Muitas vezes, o que está acontecendo é justamente o oposto ao que pensamos. E, assim, deixamos as emoções tomarem direção nos prejudicando sobremaneira e também um outro alguém. 

Ao estudar e buscar o conhecimento a respeito dos processos mentais que formam as ligações neurais do cérebro, tive a conclusão que a mente cria coisas que nada existem por não identificar o que é real do imaginário.

O cérebro apenas aciona o campo neural, mas não nos alerta se aquilo que está ocorrendo é de verdade ou é algo de nossa imaginação. E isso é um sério problema se não for tratado adequadamente! O real e o imaginário possuem a mesma ativação neural e se encontra no mesmo lugar.

Também que a realidade nem sempre é possível defini-la como exata. Mesmo que os olhos captem imagens, pessoas, figuras, situações, circunstâncias, pode acontecer de não serem verdadeiras. Pode ser forjado por alguém ou por nós mesmos. Não acredites em tudo que vês.

"Às vezes você pode ver as coisas acontecerem bem em 
frente de seus olhos e ainda tirar conclusões erradas" 
- Jodi Picoult

E, dessa forma, o sofrer por antecipação acaba por se instalar em nosso interior. Deixamos de viver algo pleno, puro e profundo por simplesmente deduzir, fazer suposições pelo que se apresenta a nós. 

Nem sempre o que tu enxergas é a verdade! 
Pode ter certeza!

Por isso, devemos ter autocontrole para esperar que as coisas se desenrolem antes de ir à frente, antes de sofrer por antecipação e nos martirizar à toa. 

A oração e a espera é essencial e o esclarecimento quanto às dúvidas sobre algo ou alguém precisam ser dialogadas, conversadas abertamente. Sem medo!

Jesus me ensinou isso por meio de uma grande amiga sobre algo que eu mesma estava criando em minha mente a respeito de um certo rapaz em que eu estava interessada. Isso faz uns 5 anos. 

Como sempre me antecipo...rsrsrs...fiquei emburrada por ele não me responder achando que não queria falar comigo e, assim, criei alusões quando ele, na verdade, só não estava online. Simples!

Essa pequena atitude desencadeou um hábito: o sofrer por antecipação ou a famosa ansiedade. Até hoje luto contra essa atitude e tenho me forçado a primeiramente orar e esperar. Nem sempre consigo.

"A ansiedade é a marca de insegurança espiritual" 
- Thomas Merton

O sofrimento pode ser evitado quando apenas nos dispomos a chegar com tal pessoa com sinceridade de coração falando abertamente o que sente ou deixar às claras a sua intenção. Ninguém tem uma bola de cristal para saber exatamente o que se passa em teu interior. 

Sejamos claros para não passarmos por idiotas, bobos, passando vergonha na frente de alguém. A nossa imagem fica exposta e isso é bem chato. Controle-se! Isso pode ser trabalhado!

Assim, Jesus me convida e a ti também a deixar esse sofrer por antecipação. Espere tudo acontecer às claras para, então, agir ou fazer algo sobre. Pedir sabedoria dEle evitará muitos transtornos psíquicos e emocionais. E é possível vencer essa ansiedade orando e esperando!

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças"

"Defino ansiedade como a experimentar falha com antecedência" 

- Seth Godin
(Escritor americano, palestrante, empreendedor e empresário)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre O Passado...

              Todos nós temos um passado que nos faz lembrar de situações ou algo não muito agradável.  Se pudéssemos ter uma nova chance a cada atitude que tivemos, certamente, cada um aqui estaria disposto em ter feito algo diferente ou ter agido de forma mais amorosa. Sempre nos arrependemos de ter agido sem pensar em meio a emoções à flor da pele. Deus nos ensina que o passado serve apenas para tirarmos lições a fim de não cometermos os mesmos erros. Devemos extrair ensinamentos que nos faça mudar algo que não foi bom e que prejudicou alguém.  Jesus em um momento da bíblia diz à mulher adúltera após muitos a terem acusado de seu pecado (passado): "Vá e não peques mais" (João 8:11). Sendo assim, Ele não nos condena, mas adverte que devemos seguir a vida, abandonar o erro e não pecar mais.  Também não devemos centralizar a nossa mente em algo que foi maravilhoso, mas que já passou e que restaram apenas bons momentos. Que fique somente as eternas lemb

Dê A Cada Um O Teu Ouvido

Desde tenra idade nunca fui de falar muito entre minhas colegas da escola e isso foi sendo vivenciado durante toda a minha trajetória de vida, inclusive, a atual! Às vezes, essa atitude me deixava desconfortável, pois ao meu redor era cercada por meninas que falavam pelos cotovelos e se expressavam de forma extrovertida. Eu, como sempre, no meu canto quieta e calada. Então, passava a maior parte do meu tempo - observando as pessoas! Seus modos, falares, gestos e tinha uma vontade enorme de copiá-las! Isso, de certa forma, me incomodava ao extremo. "Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas jamais ouve" - Ernest Hemingway Hoje, aos 32 anos, vejo que foi a melhor atitude que tive, embora naquela época não pensasse da mesma forma que agora. Tenho em mim algo de muito valor - o ouvido bem disposto a ouvir! Apesar de dias atrás eu querer sempre me meter nos questionamentos, discussões sobre assuntos polêmicos, qu

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos Na vida de cada pessoa os momentos em que se está junto, reunindo seja na escola, em locais abertos, nas salas, em programações especiais é importantíssimo fazer com que essas horinhas sejam agradáveis e super divertidas. Por isso, as brincadeiras divertidas em grupo se tornam essenciais para essas ocasiões. Rir e se divertir alivia as tensões e traz à memória nossa época de criancice e as coisas até fluem melhor. Tenha em mãos 10 tipos de brincadeiras para grupos grandes e pequenos que você pode fazer. Haverá muita diversão, risos, conhecimento de cada um e uma aproximação maior para surgirem novas amizades. CASO VOCÊ ESTEJA SEM IDEIAS PARA DAR AULA INFANTIL EM SEU GRUPO ESCREVI UM E-BOOK COM 6 LIÇÕES BÍBLICAS PARA VOCÊ! ENVIE O E-MAIL PARA DRIKA.CLUBINHO@GMAIL.COM E SOLICITE O SEU POR TEMPO LIMITADO!  APENAS R$ 10,00 E GANHE OUTRAS 10 NOVAS BRINCADEIRAS EM GRUPOS! 10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

O Rotular De Pessoas...

Temos o mau hábito de rotular as pessoas ao nosso redor. Às vezes, é pela roupa, aparência, diplomas, status, beleza, feiura, miserabilidade, alto índice de inteligência, etc e tal! Pra piorar a situação do indivíduo, ele se apresenta a nós totalmente avesso do que é realmente e verdadeiramente, pois como uma mulher coerente e sensata, conheço o tal até onde me permite conhecer, sem me iludir com o "rótulo".  Muitas vezes, um ser rico, possuidor de muitos bens materiais não quer demonstrar tamanha riqueza financeira e por isso, esconde-se ou não permite que o outro o conheça totalmente. Sendo assim, é de direito dele. Óbvio! A verdade é que o conhecer do outro ocorre conforme o que ele nos apresenta e revela. Há muitas coisas que escondemos do outro e por isso, devemos evitar tais rótulos nas embalagens!  Integridade é o que sou comigo; honestidade é o que sou com o outro! Se o que o outro apresenta a nós é verdadeiro ou não, o problema é do caráter d