Pular para o conteúdo principal

Dificuldades da vida moldam o nosso caráter e nos faz ser melhores

Dificuldades da Vida

Dificuldades da vida
Toda dificuldade é uma disciplina de Deus


Com o passar dos anos, as dificuldades da vida tendem a aumentar em nosso caminhar. E isso ocorre à medida que avançamos em crescimento espiritual, mental e emocional. 

Somos colocados em situações de dificuldades nas áreas que Deus sabe que necessitamos avançar para darmos mais fruto a Ele (João 15). 

E essas dificuldades da vida nos causam desconfortos, medos, angústias, tristezas e lágrimas. Realmente, não é nada fácil nos depararmos com elas. E, mais ainda, enfrentá-las!

Embora sintamos todas essas sensações adversas (porque não gostamos) em nossa alma, Deus nos ensina a enxergá-las como uma oportunidade para crescermos e desenvolvermos a nossa capacidade de superação. Também de nos tornarmos cristãos melhores.

“É das dificuldades que nascem os milagres”- Jean De La Bruyère

Sem dúvida, é uma maneira de exercitarmos os nossos músculos interiores. Sem músculos, ficamos sem movimento, não temos estabilidade e não construímos uma virtude sólida.

Desse modo, evoluímos em nossa caminhada cristã em cada dificuldade superada. No início, pensamos não suportar, não conseguir, mas logo passa e vemos o quão Deus age poderosamente na nossa vida.

Que o busquemos em como superar dificuldades da vida a fim de alcançarmos vitórias.  Que nos aproximamenos de Jesus e venhamos a conhecê-lo mais em cada momento difícil.

Certamente, é um bom instrumento em suas mãos todas as dificuldades da vida em que Ele nos coloca! Devemos agradecer, e não murmurar.


*** Visite estas categorias ***

Toda dificuldade é uma disciplina de Deus


Você já parou para pensar que Deus usa a dificuldade para nos disciplinar? Eu, ultimamente, tenho pensado que essa é uma ferramenta de Deus a fim de tratar o meu interior.

A bíblia diz (e preste BASTANTE atenção) em Hebreus 12: 7:

“Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?”

Pois bem, Deus nos orienta a receber essas dificuldades da vida e também suportá-las como uma disciplina. Em Deuteronômio 8: 5, Ele diz também

“Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina”

E disciplina deriva da palavra discípulo que puxa o termo latino “pupilo”, o qual significa educar, treinar, dando a ideia de modelar o caráter.

“A dificuldade é um severo instrutor” - Edmund Burke

Ora, sabemos que sem Jesus em nossa vida vivíamos em constantes pecados, alimentando a nossa carne com todo e qualquer tipo de prazer humano (obras manifestadas pela carne conforme Gálatas 5: 19 – 21).

Fazíamos todas as coisas detestáveis aos olhos de Deus, não obedecendo aos seus ensinos e aprisionados pelo pecado (João 8:34). Um tempo de total ignorância (ainda bem que Deus não leva em conta esse tempo de acordo com Atos 17: 30)!

Então, eu concluo que Deus utiliza as dificuldades da vida para nos disciplinar moldando, assim, o nosso caráter. Ele tem o propósito de sermos como Jesus, que nos assemelhemos a Ele (Romanos 8: 29).

“Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos de Sua santidade”
- Hebreus 12: 10b

E, desse modo, coloca dificuldades da vida para que extirpemos os nossos erros, maus hábitos e comportamentos pecaminosos (Salmo 39: 11). Que pratiquemos obras de arrependimento, justiça. Como um pai corrige o seu filho. Deus faz o mesmo (Hebreus 12:9 – 10).

No entanto, a palavra de Deus cita no versículo 8 de Hebreus 12 o seguinte:

“Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos”

Ou seja, Deus disciplina somente aquele que é filho. Se eu e você não estamos sendo disciplinados por Deus, há algo de errado. O filho é aquele que nasceu do Espírito, o que recebeu o Espírito Santo como selo da salvação (João 1: 12; Efesios 1:13).

Então, precisamos nos avaliar se estamos passando por dificuldades da vida, pois são disciplinas de Deus. Que tenhamos o coração aberto para receber de bom grado crendo que Deus está tratando a nossa alma e tirando falhas de caráter.

Ele continua dizendo em Hebreus 12: 11 - 13:

“Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, antes, seja curado”


E como devo agir com as dificuldades da vida?


Deus nos ensina que as dificuldades da vida sempre irão existir. Até Jesus voltar passaremos por disciplina de Deus. Desse modo, a nossa postura quanto a elas deve ser sensata e sábia.

Algumas posturas...

  • Arrependa-se e seja diligente – Apocalipse 3: 19
  • Ore a Deus para vencer essas dificuldades da vida – Filipenses 4: 6 – 7
  • Não despreze essa disciplina de Deus (dificuldades da vida) – Provérbios 3: 11 – 12
  • Entenda que Deus o ama e, por isso, há disciplina – Hebreus 12: 6
  • Compreenda que a disciplina é para que você não seja condenado com o mundo (1 Coríntios 11: 32)
  • Fique alegre, pois o resultado da disciplina é perseverança, amadurecimento e integridade (Tiago 1: 2 – 4; Salmo 94: 12 e Jó 5: 17)


 Espero que esse post tenha ajudado você! Comente a respeito, se assim desejar. E compartilhe em seu feed nas redes sociais!

Obrigada pela visitinha :)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre O Passado...

              Todos nós temos um passado que nos faz lembrar de situações ou algo não muito agradável.  Se pudéssemos ter uma nova chance a cada atitude que tivemos, certamente, cada um aqui estaria disposto em ter feito algo diferente ou ter agido de forma mais amorosa. Sempre nos arrependemos de ter agido sem pensar em meio a emoções à flor da pele. Deus nos ensina que o passado serve apenas para tirarmos lições a fim de não cometermos os mesmos erros. Devemos extrair ensinamentos que nos faça mudar algo que não foi bom e que prejudicou alguém.  Jesus em um momento da bíblia diz à mulher adúltera após muitos a terem acusado de seu pecado (passado): "Vá e não peques mais" (João 8:11). Sendo assim, Ele não nos condena, mas adverte que devemos seguir a vida, abandonar o erro e não pecar mais.  Também não devemos centralizar a nossa mente em algo que foi maravilhoso, mas que já passou e que restaram apenas bons momentos. Que fique somente as eternas lemb

Dê A Cada Um O Teu Ouvido

Desde tenra idade nunca fui de falar muito entre minhas colegas da escola e isso foi sendo vivenciado durante toda a minha trajetória de vida, inclusive, a atual! Às vezes, essa atitude me deixava desconfortável, pois ao meu redor era cercada por meninas que falavam pelos cotovelos e se expressavam de forma extrovertida. Eu, como sempre, no meu canto quieta e calada. Então, passava a maior parte do meu tempo - observando as pessoas! Seus modos, falares, gestos e tinha uma vontade enorme de copiá-las! Isso, de certa forma, me incomodava ao extremo. "Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas jamais ouve" - Ernest Hemingway Hoje, aos 32 anos, vejo que foi a melhor atitude que tive, embora naquela época não pensasse da mesma forma que agora. Tenho em mim algo de muito valor - o ouvido bem disposto a ouvir! Apesar de dias atrás eu querer sempre me meter nos questionamentos, discussões sobre assuntos polêmicos, qu

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos Na vida de cada pessoa os momentos em que se está junto, reunindo seja na escola, em locais abertos, nas salas, em programações especiais é importantíssimo fazer com que essas horinhas sejam agradáveis e super divertidas. Por isso, as brincadeiras divertidas em grupo se tornam essenciais para essas ocasiões. Rir e se divertir alivia as tensões e traz à memória nossa época de criancice e as coisas até fluem melhor. Tenha em mãos 10 tipos de brincadeiras para grupos grandes e pequenos que você pode fazer. Haverá muita diversão, risos, conhecimento de cada um e uma aproximação maior para surgirem novas amizades. CASO VOCÊ ESTEJA SEM IDEIAS PARA DAR AULA INFANTIL EM SEU GRUPO ESCREVI UM E-BOOK COM 6 LIÇÕES BÍBLICAS PARA VOCÊ! ENVIE O E-MAIL PARA DRIKA.CLUBINHO@GMAIL.COM E SOLICITE O SEU POR TEMPO LIMITADO!  APENAS R$ 10,00 E GANHE OUTRAS 10 NOVAS BRINCADEIRAS EM GRUPOS! 10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

O Rotular De Pessoas...

Temos o mau hábito de rotular as pessoas ao nosso redor. Às vezes, é pela roupa, aparência, diplomas, status, beleza, feiura, miserabilidade, alto índice de inteligência, etc e tal! Pra piorar a situação do indivíduo, ele se apresenta a nós totalmente avesso do que é realmente e verdadeiramente, pois como uma mulher coerente e sensata, conheço o tal até onde me permite conhecer, sem me iludir com o "rótulo".  Muitas vezes, um ser rico, possuidor de muitos bens materiais não quer demonstrar tamanha riqueza financeira e por isso, esconde-se ou não permite que o outro o conheça totalmente. Sendo assim, é de direito dele. Óbvio! A verdade é que o conhecer do outro ocorre conforme o que ele nos apresenta e revela. Há muitas coisas que escondemos do outro e por isso, devemos evitar tais rótulos nas embalagens!  Integridade é o que sou comigo; honestidade é o que sou com o outro! Se o que o outro apresenta a nós é verdadeiro ou não, o problema é do caráter d