Liberdade E Respeito Quem Permite É VOCÊ!



Liberdade E Respeito Quem Permite É VOCÊ!

Minha primeira experiência em morar com colegas de quarto em uma república de estudantes foi um excelente aprendizado que até hoje carrego para onde vou.

E uma das principais lições que me foram aprendidas foi em assumir a responsabilidade do modo como vão me tratar.

Por ser principiante em ter saído da casa dos meus pais (já com 30 anos), dei algumas liberdades à elas que, após um tempo de convívio, me arrependi.

"Você nunca deve se surpreender quando alguém te trata com respeito, 
você deve esperar isso" 
- Sarah Dessen

Eu sempre acreditei que o ser humano agiria com boas intenções comigo. Talvez, por eu ser muito ingênua e agir com sinceridade. A gente se engana muito pensando que encontraremos pessoas da mesma índole que adquirimos.

E, assim, a culpa foi toda minha. Não devia ter dado tanta liberdade para quem não sabe os seus limites. Pra pessoas que se disfarçam em querer o teu bem, mas no fundo, existe inveja, interesse.

Após um tempo, passaram a fazer piadinhas maldosas, indiretas sem graça e, pior, sem motivo algum. Inveja e falta de respeito é o pior sentimento que uma pessoa possa ter em sua vida. 

E a partir desse ensinamento, passei a tomar as rédeas de acostumar as pessoas a me tratarem conforme eu permito. Com limitações. Permissão quem dá sou eu. E acredito que isso nos priva de muitos aborrecimentos desnecessários.

O ser humano não sabe estabelecer limites


Infelizmente, o ser humano não tem limites. Ele se apropria de uma situação que você dá para infringir a sua liberdade. Ele não se dá conta que há o momento de parar. Até aqui, você pode ir.

Mas, esse mesmo ser nunca aprendeu o que é ter liberdade e passa a te desrespeitar. E, o pior: foi VOCÊ que permitiu ele agir assim. Quem tem que colocar o "freio" é você. Quem tem que colocar respeito é VOCÊ!

Então, acredito que tudo é uma questão de como você acostuma alguém a se relacionar com você. E se esse alguém infringir o modo como você o acostuma, saiba que a raiz deve ser cortada de imediato. Sem conversa. Sem agressão. Caia fora com quem não respeita você e suas permissões. 

Dê liberdade apenas aqueles que você quer. Acostume-os a te tratar conforme deseja. Limite até onde pode ir e, assim, vão te tratar com respeito. Assuma o controle!

Tive um namorado que volta e meia queria pegar nas minhas "pernas", "coxas". Eu pensei: Quem tem que colocar limites no namoro aqui sou eu. Já que ele não controla os seus impulsos carnais, então, eu vou ensiná-lo a respeitar uma mulher de verdade. E isso é você, mulher, que deve frear já que ele não tem freio ou não aprendeu a ter.

Você é responsável por tudo que lhe 
acontece ou venha acontecer!

Quem já passou por essa situação comum, vai sair dizendo por aí que todo homem não presta. É isso e aquilo. Mas, e você? Porque não fez ele agir diferente com você? Quem tem que acostumar o modo como o homem deve te tratar é você! E se ele não andar na mesma linha que você, então, caia fora. Sem dó e piedade. É simples!

Por isso, antes de você sair falando asneira e bobeira, seja a primeira a colocar limites no tratamento que os outros terão com você. Nunca assuma o papel de vítima! Aja como gostaria que te tratasse. Assuma a responsabilidade de tudo que lhe ocorre.

Aqueles que não entendem esse princípio não deve desfrutar de sua companhia. São pessoas que não sabem o seu lugar, sua posição. Associe-se com aqueles que têm os seus mesmos pensares. Que respeite os limites e que te ame com tudo que carrega em si: seus valores, princípios. 

Até mais e, se quiser, deixe seu comentário!

"Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles façam a vocês; pois esta é a Lei e os Profetas"
- Mateus 7:12

"Se você quer ser respeitado pelos outros, a grande coisa é respeitar a si mesmo. Só por autorrespeito é que você vai obrigar os outros a respeitá-lo" 
- Fyodor Dostoyevsky
(Romancista, contista, ensaísta e filósofo russo)

Postar um comentário

Postagens mais visitadas