É No Vazio Da Alma Que...


É No Vazio Da Alma Que...


Uma reflexão sobre o vazio da alma ser essencial se quisermos que o nosso interior seja preenchido por Deus!


Você já percebeu que só se enche um copo quando ele não está cheio? Não tem lógica querermos encher um copo cheio, certo? Seria incoerente pensarmos que um copo cheio precisa estar mais cheio. E da mesma forma ocorre com o estar vazio da alma.

Isso me faz refletir muito. Primeiro porque se nós queremos que Deus preencha a nossa alma devemos estar dispostos a nos esvaziar. Esvaziar de si mesmo. Quem está cheio de si, não necessita de nada e, muito menos, ser preenchido por algo ou alguém.

Vivemos em uma sociedade de pessoas com muito enchimento da alma. Podemos até observar entre os cristãos, em todo o lugar e de qualquer entidade religiosa. Estão cheias de si. Colocando os seus desejos, vontades, carnalidade explícita e sem pudor nenhum verbalizando em seus corpos, atitudes. Elas se enchem a cada dia de si mesmas estufando o peito como se isso fosse belo.

Não sou diferente. Tenho momentos em meu viver diário que me encho de mim mesma. Não deixo Deus preencher meu coração com sua presença e isso é motivo de vergonha para mim e acredito que para qualquer pessoa que quer e anseia a presença de Deus, Nós falhamos muito.

Mas tenho buscado me esvaziar nestes últimos dias depois que ouvi uma pregação do pastor da Primeira Igreja Batista do Balneário Camboriú. Ele discursou justamente sobre esse fato de que para Deus preencher a nossa vida, precisamos todos os dias nos esvaziar. Pedir do Senhor esse vazio da alma. 

Senhor, esvazia-nos!

Porque devemos buscar o vazio da alma?


Acredito que por 4 motivos devemos buscar o vazio da alma:

  1. Deus só vai preencher aquilo que está vazio.
  2. Demonstramos a necessidade por Ele.
  3. Retiramos o orgulho encravado em nós.
  4. Ele resplandece e nós sumimos.


Primeiramente, porque Deus só vai preencher aquilo que está vazio. No caso, a alma. Ela precisa estar vazia. Jesus esvaziou-se a si mesmo e cumpriu a sua missão aqui na Terra. É preciso estar vazio da alma para que Ele possa preencher e operar milagres em nossa vida. 

"...mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, 
tornando-se semelhante aos homens"

Outro motivo pelo qual devemos buscar o vazio da alma é porque demonstramos com esse ato a necessidade por Ele. Um copo vazio necessita ser preenchido. Não haveria utilidade se isso não fosse uma necessidade. Assim mesmo ocorre com o estar vazio da alma. É uma questão de necessidade para que possamos ser úteis aos nossos familiares, amigos, sociedade!

Também retiramos o orgulho de nós mesmos. Se pedimos a Deus que preencha o nosso ser admitimos que sem Ele nada somos. Assim, permitimos que o orgulho se extermine de nós. Deus prevalece, o orgulho se desmancha.

Um outro ponto é que quando nos esvaziamos e deixamos Deus preencher o nosso interior, nós brilhamos. Nós encantamos as pessoas a seguirem esse Jesus. Refletimos a sua presença onde quer que vamos. As pessoas passam a querer saber o porque que agimos diferente da maioria. Nos tornamos pessoas de influência. Qual o motivo do brilho? O que ela ou ele tem de tão especial?

E, assim, poderemos responder que é a presença de Jesus, mesmo sem utilizar das palavras. Tudo isso por causa desse vazio da alma que nos submetemos diariamente. Ele resplandece e nós sumimos!

Se você quer que Jesus preencha o vazio da alma, então, peça dEle agora mesmo. E todos os dias antes mesmo de iniciar suas atividades diga à Ele que você quer se esvaziar. Deixe-o preencher com Sua presença. Isso fará toda a diferença em seu caminhar.



É o que tenho adotado como hábito. Pedido a cada dia que Ele preencha meu coração com sua presença e para que isso seja efetivo, permito me esvaziar. Pois, só assim é que realmente funciona!

Esvazie-se!

"Humilhação da alma sempre traz uma bênção positiva. Se nos esvaziarmos, Deus vai encher-nos com o seu amor" 
(Pastor, escritor britânico)

Postar um comentário

Postagens mais visitadas