Pular para o conteúdo principal

Experiências As Quais Nos Submetemos

Experiências...

Experiência vem do latim, EXPERIENTIA, a qual significa:

  • “conhecimento obtido através de tentativas”, de EXPERIENS, do verbo EXPERIRI, “tentar, testar”, formado por EX-, “fora”, mais PERITUS, “testado, experimentado”.

Todos nós passamos por diversas experiências e a resposta de como agimos ocorre a partir de cada um. Eu reajo à ela conforme a minha capacidade e disposição assim como tu também.

O nosso relacionamento com Jesus conta muito para que a experiência seja a melhor, pois é Ele que nos permite passar e adquirir um acerto a partir dos erros. Ele sabe o que precisamos corrigir para mudar verdadeiramente. Jesus nos conhece mais que nós mesmos! (Salmos 139).

“Cada fracasso ensina ao homem algo 
que ele precisava aprender”
- Charles Dickens

Sendo assim, não temos poder e nem é sábio ficar comparando ou julgando a experiência que cada um tem, pois o que trazemos conosco se resume em vivências, limitações, sentimentos, conhecimento adquirido e visão interior.

A partir disso, a forma que eu lido com cada experiência me permitirá dois efeitos:

  1. Minha disposição em submeter, aprender e aplicar em meu viver cotidiano
  2. Considerar apenas a experiência em si sem corrigir o que precisa, deixar pra lá, analisá-la para permitir uma mudança, a qual fará com que não se repita mais.  

Isso pode ser notado quando passamos pelas experiências ao longo de nossa vida e, mesmo assim, cometemos os mesmos erros embora já tenha experimentado a dor.  

Ou então essa experiência é tão magnífica, boa que queremos que se repita. Nesse caso, vale a pena! Repita-a!

Assim, é possível concluir que não é o passar pela experiência que nos tornamos pessoas mais sábias, melhores em nosso desempenho, caráter ou capazes para enfrentar algum desafio, e sim a minha disposição em aprender com ela para não mais cometê-la.

experiências ruins, catastróficas em nossa visão limitada que acabam por se transformar em algo bom para a nossa vida. Porém, isso também dependerá da nossa disposição para tal aprendizado.

Também posso nunca ter passado pela experiência, e mesmo assim, ser conhecedora dela ou sabê-la se me fará bem ou mal. Não há necessidade de ter a experiência para definir isso. 

“Aprender com a experiência dos outros 
é menos penoso do que aprender com a própria”
- José Saramago

O centro está em possuir um coração ensinável, pois até as experiências dos outros podem nos ensinar, se estivermos dispostos a aprender. 

E, dessa forma, evitaremos muitos problemas psíquicos, desnecessárias emoções e prejuízos que acarretarão consequências por muitos anos. Não estamos aqui a perder tempo com experiências as quais sabemos que nos trará bloqueios para viver em liberdade com Jesus e seu ministério. 

“Quanto mais o indivíduo aprender, tanto mais útil 
se torna para si e para a sociedade”
- José Ingenieros

Por isso, não foque na experiência, e sim na sua alma em ser ensinável, em se deixar aprender, em buscar o conhecimento e a sabedoria de Jesus. Ele te livrará de muitos transtornos se agires assim. 

"Tornar-se em um ser melhor ou mais sábio não vem a partir das experiências, mas na disposição do coração em aprender e aplicar na vida. Esse efeito está na alma e não na experiência. Que Jesus nos dê um coração que se deixa ensinar"

"As marcas e os ferimentos eliminam o mal; as provações e os açoites purificam as profundezas da alma"

"Nós escolhemos as nossas alegrias e tristezas muito antes de experimentá-las" 
(Teólogo, filósofo, escritor, poeta, pintor e artista visual)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre O Passado...

              Todos nós temos um passado que nos faz lembrar de situações ou algo não muito agradável.  Se pudéssemos ter uma nova chance a cada atitude que tivemos, certamente, cada um aqui estaria disposto em ter feito algo diferente ou ter agido de forma mais amorosa. Sempre nos arrependemos de ter agido sem pensar em meio a emoções à flor da pele. Deus nos ensina que o passado serve apenas para tirarmos lições a fim de não cometermos os mesmos erros. Devemos extrair ensinamentos que nos faça mudar algo que não foi bom e que prejudicou alguém.  Jesus em um momento da bíblia diz à mulher adúltera após muitos a terem acusado de seu pecado (passado): "Vá e não peques mais" (João 8:11). Sendo assim, Ele não nos condena, mas adverte que devemos seguir a vida, abandonar o erro e não pecar mais.  Também não devemos centralizar a nossa mente em algo que foi maravilhoso, mas que já passou e que restaram apenas bons momentos. Que fique somente as eternas lemb

Dê A Cada Um O Teu Ouvido

Desde tenra idade nunca fui de falar muito entre minhas colegas da escola e isso foi sendo vivenciado durante toda a minha trajetória de vida, inclusive, a atual! Às vezes, essa atitude me deixava desconfortável, pois ao meu redor era cercada por meninas que falavam pelos cotovelos e se expressavam de forma extrovertida. Eu, como sempre, no meu canto quieta e calada. Então, passava a maior parte do meu tempo - observando as pessoas! Seus modos, falares, gestos e tinha uma vontade enorme de copiá-las! Isso, de certa forma, me incomodava ao extremo. "Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas jamais ouve" - Ernest Hemingway Hoje, aos 32 anos, vejo que foi a melhor atitude que tive, embora naquela época não pensasse da mesma forma que agora. Tenho em mim algo de muito valor - o ouvido bem disposto a ouvir! Apesar de dias atrás eu querer sempre me meter nos questionamentos, discussões sobre assuntos polêmicos, qu

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos Na vida de cada pessoa os momentos em que se está junto, reunindo seja na escola, em locais abertos, nas salas, em programações especiais é importantíssimo fazer com que essas horinhas sejam agradáveis e super divertidas. Por isso, as brincadeiras divertidas em grupo se tornam essenciais para essas ocasiões. Rir e se divertir alivia as tensões e traz à memória nossa época de criancice e as coisas até fluem melhor. Tenha em mãos 10 tipos de brincadeiras para grupos grandes e pequenos que você pode fazer. Haverá muita diversão, risos, conhecimento de cada um e uma aproximação maior para surgirem novas amizades. CASO VOCÊ ESTEJA SEM IDEIAS PARA DAR AULA INFANTIL EM SEU GRUPO ESCREVI UM E-BOOK COM 6 LIÇÕES BÍBLICAS PARA VOCÊ! ENVIE O E-MAIL PARA DRIKA.CLUBINHO@GMAIL.COM E SOLICITE O SEU POR TEMPO LIMITADO!  APENAS R$ 10,00 E GANHE OUTRAS 10 NOVAS BRINCADEIRAS EM GRUPOS! 10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

O Rotular De Pessoas...

Temos o mau hábito de rotular as pessoas ao nosso redor. Às vezes, é pela roupa, aparência, diplomas, status, beleza, feiura, miserabilidade, alto índice de inteligência, etc e tal! Pra piorar a situação do indivíduo, ele se apresenta a nós totalmente avesso do que é realmente e verdadeiramente, pois como uma mulher coerente e sensata, conheço o tal até onde me permite conhecer, sem me iludir com o "rótulo".  Muitas vezes, um ser rico, possuidor de muitos bens materiais não quer demonstrar tamanha riqueza financeira e por isso, esconde-se ou não permite que o outro o conheça totalmente. Sendo assim, é de direito dele. Óbvio! A verdade é que o conhecer do outro ocorre conforme o que ele nos apresenta e revela. Há muitas coisas que escondemos do outro e por isso, devemos evitar tais rótulos nas embalagens!  Integridade é o que sou comigo; honestidade é o que sou com o outro! Se o que o outro apresenta a nós é verdadeiro ou não, o problema é do caráter d