Dê A Cada Um O Teu Ouvido





Desde tenra idade nunca fui de falar muito entre minhas colegas da escola e isso foi sendo vivenciado durante toda a minha trajetória de vida, inclusive, a atual!

Às vezes, essa atitude me deixava desconfortável, pois ao meu redor era cercada por meninas que falavam pelos cotovelos e se expressavam de forma extrovertida. Eu, como sempre, no meu canto quieta e calada.

Então, passava a maior parte do meu tempo - observando as pessoas! Seus modos, falares, gestos e tinha uma vontade enorme de copiá-las! Isso, de certa forma, me incomodava ao extremo.

"Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas jamais ouve"
- Ernest Hemingway

Hoje, aos 32 anos, vejo que foi a melhor atitude que tive, embora naquela época não pensasse da mesma forma que agora. Tenho em mim algo de muito valor - o ouvido bem disposto a ouvir!

Apesar de dias atrás eu querer sempre me meter nos questionamentos, discussões sobre assuntos polêmicos, querer me expressar com argumentos, falácias (confesso que gosto..rsrsr) que não levam a nada, vi e notei que minha voz é para POUCOS.

Então, conclui que os ouvidos são uma forma de expressar aos outros a oportunidade de conhecê-los, entender o seu universo, mundo e assim, podermos avaliar se vale a pena usar a voz. Quando vejo que confio, aí me abro e falo demais, demais mesmo! Minha voz é extremamente usada! srsrsrrs

Deus sempre nos alerta que onde há muitas palavras, falares, aí há muito pecado (Provérbios 10:19). E tenho que concordar, pois quando falamos demais acabamos falando besteiras e pecamos com o nosso próximo assumindo que nós não controlamos a língua...ehheeh

"Hoje, não se sabe falar porque já não se sabe ouvir"
- Jules Renard

Então, que possamos oferecer mais os nossos ouvidos ao outro. Que venhamos a ouvir com disposição, amor e atenção de verdade, mesmo que não concordemos com tal posição. Sempre há algo a aprender!

Claro que isso é algo que deve ser praticado diariamente, ainda mais quando somos acostumados a não parar a boca. Devemos praticar o silêncio e o calar. Deixar ouvir àqueles que estão precisando falar e assim, podemos conhecê-lo.

"Assim, meus queridos irmãos, tende estes princípios em mente: Toda pessoa deve estar pronta para ouvir, mas tardio para falar e lento para se irar"
- Tiago 1:19
Postar um comentário

Postagens mais visitadas